terça-feira, 13 de setembro de 2011

EaD - O Conhecimento nas Mãos do Educando



            O presente desafio de aprendizagem permitiu agregar maiores conhecimentos quanto à Educação a Distância, tendo em vista que, considera-se de fundamental importância que todas as pessoas envolvidas no processo, entendam melhor essa “nova” modalidade a qual é muito desafiadora no mundo educacional.
            No Brasil, o embasamento legal, quanto a essa nova forma de educar está regulamentada conforme Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, portaria do MEC nº 4059/04 – Resolução 021/05. Porém, oito anos depois em 2005 surgiu um novo decreto  nº 5.622, o qual veio regulamentar o artigo 80 da LDB.
            É sabido que a Educação a Distância no Brasil teve inicio no século XIX, com o Jornal do Brasil o qual teve inicio de suas atividades em 1891, oferecendo curso de datilografia profissionalizante por correspondência. Porem a partir da década de 70, começa a utilizar novas mídias, onde posteriormente, na década de 90, surge uma nova revolução: a chamada Educação a Distância on-line a qual  ainda  vem prevalecendo atualmente. Salienta-se que, quanto à evolução histórica da EaD, nota-se uma certa rejeição quanto a essa modalidade de educar; é sabido que qualquer mudança, (palavra assustadora para muitas pessoas), por levadas a  entender que sairá da sua zona de conforto o qual  cria-se a  aversão a tudo que é novo. Com a EaD não poderia ser diferente, porém no Brasil vem crescendo o número de pessoas que acreditam e semeiam essa idéia nos “campos” por onde passam.
            No quesito tecnológico, Professor Moran, menciona sobre: ”As tecnologias interativas......... a interação e a interlocução entre todos os que estão envolvidos nesse processo............ na medida em que avançam as tecnologias de comunicação virtual....... O conceito de presencialidade também se altera.”. Para tanto, fica evidenciada a importância do uso da tecnologia na educação principalmente nessa modalidade, onde tudo fica muito mais dinâmico, e a distância “não existe” quer seja  geográfica ou física. Enfim, neste contexto o uso da tecnologia nos permite direcionarmos a mais pessoas, ter bons resultados na comunicação, melhor atuação enquanto professor, tutor e alunos. Portanto, se faz necessário que todos envolvidos estejam devidamente capacitados, em condições de fazer uso dessa ferramenta tão importante nos dias de hoje.
            A EaD é utilizada em diversos setores e níveis, ela vem apresentando muitas vezes bons resultados. Ao avaliar profissionais com formação nessa modalidade educacional, nota-se que os mesmos, na maioria das vezes, apresentam bom desempenho, tanto quanto um profissional da mesma área de cursos de ensino tradicional. Durante discussões no blog, observou-se que a Educação a Distancia é uma realidade que está a nossa frente e nós vamos ao encontro dela com grande entusiasmo, por ser dinâmica; é democrática, com boa qualidade, desenvolve a criatividade, cria debates, discussões intrigantes, tudo isso pude notar no blog que foi solicitado para a conclusão desse desafio. Salienta-se que a criação desse blog possibilitou agregar muitos conhecimentos sobre o assunto, e mais uma vez provou que a “distância não existe” quando o assunto é  ´Educação a Distancia. Nesse contexto, verificou-se que muitas vezes o aluno presencial mesmo encontrando todos os dias com o seu professor, no mesmo espaço físico fica “distante”, mesmo sabendo que o custo é mais elevado nesses cursos o aluno não se preocupa em estar “presente”. Sendo assim, conclui-se que na EAD – o Conhecimento está nas mãos do Educando onde ele faz o seu próprio tempo, corre na frente, desenvolve tomada de decisões mais ágeis, tem iniciativa, é empreendedor, tudo isso por estar apenas duas vezes por semana na universidade/faculdade. Ele dá valor a esses dias, entende-se que esse é o grande diferencial entre os alunos da EaD e Educação tradicional, na atualidade.

Adriana Cristina Barbosa Pires

4 comentários:

  1. Um dos meios mais difundidos, mais discutidos por especialistas da área de educação e que atualmente mais ganha espaço quando se trata de ensino no Brasil é a prática da educação à distância.
    Como professor em formação através de um curso presencial pela Universidade de Taubaté, quando perguntado sobre este assunto gosto de levantar o seguinte questionamento: Mas qual o seu conceito sobre "distância"?

    Geralmente percebo uma movimentação muito grande nos cursos a distância que acontecem no departamento no qual estudo. São geralmente alunos participando ativamente das aulas, salas lotadas e muitas vezes aulas visivelmente mais dinâmicas do que as que acontecem em outros cursos que são titulados como presenciais dentro da própria universidade.
    Será que o conceito de ensino presencial está ligado apenas ao fato de que o valor da mensalidade é geralmente muito maior e que os alunos têm por obrigação que estarem presentes todos os dias em sala de aula?
    A discussão que levanto é: será que o aluno de um curso presencial não está, muitas vezes, mais "distante" do que um aluno que freqüenta um curso definido como "curso a distância". A partir daí o conceito de distância torna-se extremamente relativo.

    Sabe-se que o processo de ensino aprendizagem depende não só do aluno, mas também do professor e de fatores externos como o suporte fornecido pela própria instituição de ensino, mas a maior parte do interesse em buscar e assimilar esse conhecimento e qualificação, ainda mais se tratando de um curso superior, deve partir principalmente do aluno, estando o mesmo presente em sala de aula todos os dias da semana ou em apenas alguns deles.
    Dentre todos os benefícios que o ensino a distância pode oferecer, também cito o princípio de que o interesse pelo conhecimento não está diretamente atrelado ao fato do aluno estar necessariamente "presente" em sala de aula, o que justifica ainda mais a difusão desta modalidade de ensino.

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana,
    a educação nas mãos do aluno... bem, há tempos ouvimos dizer que não basta um professor capacitdo, um material didático de qualidade, se o aluno não se empenhar, os resultados podem não ser os melhores... em EaD isso se reforça. O empenho do "aprendiz" é a chave de seu sucesso. Não será a distância que o fará menos capaz... ela pode ser mesmo o motor de sua busca pelo conhecimento.
    Tutora Renata Cardoso Belleboni Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Cara Tutora Renata, agradeço pelo comentarios feito em meu blog.
    Abraços!
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Caro Professor Danilo.Agradeço seu comentario quanto A Educação nas mão do Educando, acredita-se que as suas palavras será de grande valia a todos que acessarem esse blog.

    ResponderExcluir